Politica de Privacidade

A política de privacidade deve ser um documento completo – e totalmente honesto – que responda às principais dúvidas dos usuários com relação aos dados coletados de forma direta, via formulário, ou indireta, via navegação (cookies e web beacons) em seu site.

Veja o que sua empresa deve levar em consideração ao redigir o documento:

  1. Informe em que páginas e em que situações são solicitados dados sobre o visitante e sobre suas interações com o site.
  2. Detalhe as informações coletadas via formulário.
  3. Especifique para que finalidade o email será utilizado. Se sua empresa faz o envio de newsletters, informe também a periodicidade.
  4. Explique se a política de privacidade inclui também as informações solicitadas por sua empresa por outros meios, como email, telefone e contato presencial.
  5. Alerte o usuário para a utilização de cookies e web beacons em seu site, ainda que esses recursos de coleta de dados sejam aplicados por parceiros ou fornecedores (o Google Analytics, por exemplo).
  6. – Descreva de que forma cada informação será utilizada, sejam os dados via formulário, como os dados de navegação.
  7. Avise sobre a possibilidade de navegar de forma anônima em seu site, para que as ações do usuário não sejam identificadas por cookies ou beacons.
  8. Sinalize caso a empresa pretenda compartilhar as informações coletadas com terceiros e, se possível, informe quem são esses parceiros e como eles pretendem utilizar as informações. (Não é nem um pouco recomendado comercializar esses dados).
  9. Esclareça como funcionam os botões de compartilhamento de posts via redes sociais ou mesmo o recurso de pagamento social em troca de conteúdo gratuito para o usuário.
  10. Relate as configurações e políticas de segurança do servidor onde o site de sua empresa está hospedado.
  11. Informe como os usuários poderão alterar ou atualizar as informações fornecidas para seu site.
  12. Explique como eles ficarão sabendo sobre as possíveis alterações na política de privacidade: as notificações serão apenas nas páginas do site ou também por email, por exemplo?
  13. Diga que sua empresa se compromete a manter um link visível para o documento em todas as páginas de seu site e nos formulários disponíveis
  14. Deixe disponíveis os canais de atendimento às dúvidas dos usuários.

E-commerce exige política de privacidade mais detalhada

Caso seu site seja um e-commerce, o termo deve ser ainda detalhado, explicando como os dados bancários são tratados, entre outros. Veja as informações extrasnecessárias:

  1. Especifique os padrões de segurança utilizados no site para processar as transações.
  2. Informe como as informações dos compradores são disponibilizadas em caso da avaliação de produtos.
  3. Oriente sobre a existência de um documento que explica como se dão os procedimentos de compra, incluindo termos de uso ou contrato de compra.
  4. Explique como são armazenados os dados relacionados às transações financeiras, se são criptografados, se existe um parceiro responsável por intermediar o pagamento e, ainda, por quanto tempo eles ficam armazenados.

Como você pôde perceber, é importante detalhar ao máximo que informações seu site solicita do usuário e como elas são processadas e armazenadas. É fundamental ser transparente e honesto para evitar qualquer problema judicial. Aproveite essas dicas e garanta a segurança e a credibilidade de sua empresa!